RSS

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Aulas diferenciadas na Educação Infantil











Na pré-escola como em toda educacão infantil não pode faltar a ludicidade. Dessa forma a equipe da Secretaria Municipal de Educação investiu em aulas diferenciadas nesse nível de ensino, estimulando e incentivando educadores e alunos.
A contação de histórias na educação infantil é muito importante, pois é através da voz do adulto que a criança faz sua primeira leitura com seu mundo imaginário.Como afirma,educadores estudiosos no assunto,"trabalhar com a contação de histórias é muito importante e traz bons resultados, devido ser um recurso pedagógico bastante positivo no processo de alfabetização da criança, desenvolvendo grandes potencialidades neste período da infância".
Portanto,tanto a equipe administrativa com a pedagógica apoia práticas docentes como essa que contribui no avanço do desenvolvimento integral dos educandos.

Contação de histórias - Educação Infantil


A Secretaria da Educação mais uma vez estimula metodologias que priorizam o lúdico em sala de aula. Desta vez, foi na Educação Infantil, com o Projeto " Descobrindo Novos Talentos", envolvendo toda equipe da SME na arte de contar histórias.
Neste contexto, as autoras do trabalho vestidas em traje diferenciado para chamar a atenção das crianças leram histórias já conhecidas utilizando fantoches e outros recursos despertando prazer e magia nos alunos.Posteriormente, os estudantes produziram desenhos interpretando as histórias,onde após o trabalho , uma equipe julgadora escolheu o 1º colocado, obedecendo a critérios adequados à faixa etária do nível de ensino e finalmente premiando os vencedores com brinquedos.
Assim sendo, todos os servidores da SME proporcionaram um encontro mágico da Literatura de grande valia para a criança , pois através da ludicidade em salas de aulas, que os alunos desenvolvem suas potencialidades humanas.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Calendário de Festas

Vamos festejar juntos mais uma conquista?

Formatura Pré escolar E. Mul. São Januário 14/12/2011



    Entrega de Certificados Pró Letramento 14/12/2011


Formatura Pré Escolar E Mul. Carlos Prates 15/12/2011



    Formatura EJA médio e 9º ano E. Mul. Carlos Prates 16/12/2011



Fique de olho em nossa agenda e venha estar conosco!!!

Avaliações e acompanhamemtos com alunos

No decorrer do ano letivo de 2011, a equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação em apoio da parte administrativa , nas visitas às escolas municipais, utilizaram o instrumento didático da avaliação diagnóstica , juntamente com os professores e supervisoras das instituições de ensino, fornecendo elementos para o planejamento pedagógico da sala de aula.
Dessa forma, as especialistas de educação básica da SME realizaram as seguintes atividades: aplicaram avaliação diagnóstica nos anos iniciais e Ciclo Complementar nas escolas: E.M.São Januário e E.M.Carlos Prates ; elaboraram o mapa de resultados de cada turma; planejaram as atividades de Intervenção Pedagógica com base nos resultados e acompanharam o Plano de Intervenção Pedagógica.
Concluindo, a SME desenvolve todo seu trabalho na busca de caminhos que priorizem a melhoria do ensino aprendizagem da rede municipal , acreditando que" diagnosticar é o ponto de partida para intervir , para que nosso aprendiz construa os conhecimentos ainda não consolidados" assim, direcionando ações diante um ensino de qualidade.

Projetos realizados em 2011

A Secretaria Municipal de Educação valoriza a prática de Projetos Educativos , como um recurso didático inovador na superação da não aprendizagem dos alunos.
No decorrer de todo ano letivo de 2011, a equipe pedagógica e administrativa da SME trabalharam os seguintes projetos nas escolas municipais:


  • Projeto "Saúde dos Pequeninos " - Desenvolvido no CEMEI- Criança Feliz , com alunos do Berçário ao 2º Período da Educação Infantil , em destaque ao Dia Mundial da Saúde(7 de abril), utilizando os seguintes recursos didáticos: lúdico através de músicas, artes plásticas, expressão corporal, linguagem oral, palestras com nutricionista e profissionais da Secretaria da Saúde e recreação com passeio de Trenzinho enfeitado com faixa e cartazes sobre o Dia da Saúde , onde os alunos usaram máscaras de frutas e se deliciaram em prazer.


  • Projeto Progestão - Desenvolvido nas escolas: CEMEI - Criança Feliz, E.M.São Januário, E.M.Carlos Prates , com alunos da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental , envolvendo profissionais da SME e diretores e especialistas da educação básica da rede municipal de ensino.Foram temas diversificados, conforme os grupos dos participantes envolvidos.


  • Projeto" Comemorando o Dia das Avós" - Desenvolvido na E.M.Carlos Prates, envolvendo os alunos da Educação Infantil e 1º ao 6º ano do Ensino Fundamental. Foi um trabalho realizado com bastante entusiasmo entre supervisora, professores e alunos , contando com uma participação grande de avós dos estudantes, onde algumas se sentiram emocionadas durante a fala de profissionais no "Chá da Vovó" promovido pela escola.



  • Projeto Meio Ambiente " Causa lógica , é causa ecológica" - Desenvolvido na E.M.São Januário e E.M.Carlos Prates com os alunos do PAV(Anos Iniciais) e 1º ao 7º ano do Ensino Fundamental trabalhando atividades de Língua Portuguesa em gêneros textuais inseridos em temas transversais na área de Ciências sobre a importância da preservação do meio ambiente.Neste contexto, foram premiados os 1ºs e 2ºs trabalhos produzidos pelos alunos. Especificamente, o 1º colocado do ano de escolaridade, ganhando uma viagem ao Hot Park com direito a passagem, refeição e lanche e o 2º lugar, uma camiseta.


  • Projeto " Soletrando" - Realizado na E.M.Carlos Prates , com os alunos do PAV(Anos Finais), 8º E 9º anos do Ensino Fundamental através de competição dos participantes envolvendo a soletração da escrita correta das palavras propostas de forma lúdica com a premiação ao primeiro colocado de cada ano de escolaridade de uma viagem ao Hot Park incluso transporte,café da manhã,almoço e lanche.



  • Projeto "Descobrindo Talentos" - Realizado pela equipe pedagógica da SME, nas escolas: E.M.São Januário, E.M.Carlos Prates e E.E.Belchior de Faria, envolvendo os alunos do 1º e 2º Período da Educação Infantil através de histórias lidas e desenhos de cenas vividas pelos personagens feitos pelos alunos com premiação de brinquedos ao 1º lugar.


  • Projeto Raízes "Possidonio Gomes" Nossa história, nossa cidade - Desenvolvido na E.M.São Januário pela SME juntamente com o apoio da família da senhor Possidonio Gomes, com os alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental através de produções escritas sobre a história de nossa cidade.Neste contexto, também foram selecionados os mehores trabalhos , havendo premiação para o 1º e 2º colocados de cada sala inserida no projeto.

Assim sendo, para Paulo Freire, ao trabalhar com projetos , " tanto educadores quanto educandos envoltos numa pesquisa, não serão mais os mesmos. Os resultados alimentam o sonho possível e a utopia necessária para uma nova lógica de vida." Dessa forma, toda a equipe da SME acredita que a metodologia de projetos na sala de aula é um dos caminhos que garantem êxito em um ensino de qualidade .

























Reuniões mensais com supervisoras

Objetivando uma parceria nas ações das escolas municipais , a equipe administrativa e pedagógica da SME organizou mensalmente encontros com as especialistas da educação básica no decorrer de todo ano letivo, oferecendo suporte nas práticas pedagógicas vivenciadas na rede municipal de ensino, articulando assim o desenvolvimento de ações educacionais.
O foco das reuniões está na construção do saber e nas metodologias de aprendizagem , além de estar com os olhares sempre voltados na identificação dos problemas , caminhando na busca de boas soluções para superação dos mesmos.
Portanto, a equipe administrativa e a pedagógica da SME desenvolve suas ações comprometida com o sucesso do aluno, procurando superar problemas de aprendizagem na educação municipal.

Organização e comprometimento na Prova Brasil

Todos os alunos do 5º e 9º ano da rede municipal de ensino reslizaram a Prova Brasil para um diagnóstico , objetivando a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro.Nos testes, os estudantes responderam itens de Língua Portuguesa e Matemática , além dos questionários socioeconômico.Também foram avaliados diretores , professores e a instituição de ensino através de questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho.
Neste contexto, as escolas municipais organizaram da melhor forma para atender a todos envolvidos no processo. Houve um comprometimento de todos os profissionais , tanto da escola ,como da secretaria estadual e municipal de educação ,coordenação e aplicadores da Prova Brasil.
Enfim, a SME, através de seus servidores desempenharam suas funções com grande dedicação para o êxito no desenvolvimento da aplicação dessas avaliações , acreditando na importância dessa realização para a qualidade dos resultados apurados quanto a aprendizagem dos educandos, como também a relevância da participação das escolas para o cálculo do IDEB- Índice de Desenvolvimento da Educação Básica em melhoria de um ensino brasileiro de qualidade.

Realização prova SIMAVE 23 e 24/11
























As provas do Sistema Mineiro de Avaliação ( SIMAVE) forão aplicadas nos dias: 23/11/2011- Avalição de Língua Portuguesa e 24/11/2011- Avaliação de Matemática , com os alunos do 5º e 9º Anos do Ensino Fundamental nas escolas municipais.


As escolas, novamente, se organizaram com bastante empenho , seguindo as normas da SEE- Secretaria Estadual de Educação . Dessa forma, toda a comunidade escolar da rede municipal de ensino brilharam na participação, interesse e dedicação nas avaliações do SIMAVE/2011.

Assim sendo, A SME apoia ações escolares que garantem a transparência e comprometimento em avaliações externas,

como afirma a Secretaria de Educação Sra. Betânia"A participação e comprometimento no momento avaliativo é um fator importante para o avanço pedagógico de práticas educativas."
















quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Aulas diferenciadas



























Ao longo dos anos o processo educacional tem sofrido grandes mudanças e uma delas é a inclusão da música no currículo do Ensino Fundamental.

Neste sentido, a SME investe na contratação de um professor de música, utilizando a flauta como instrumento.As aulas são desenvolvidas na E.M.São Januário diante um clima prazeroso, com muito entusiasmo pelos alunos.

Concluindo, a Secretaria de Educação Betânia afirma que " a música é uma terapia que auxilia na formação cultural e emocional dos alunos.É por esse motivo que a SME prioriza ações educativas como essa.




Prefeito assina Projetos Culturais

Prefeito Joélio assina Projeto de Lei 013/2011 em 18 de novembro de 2011 criando o Instituto de Tombamento do município de Centralina- MG.
São atribuições do Instituto de Tombamento:


  • Fazer inventários dos bens culturais do município, para futuros tombamentos;

  • Elaborar dossiês de tombamentos, buscando auxílio técnico ao Departamento Municipal de Cultura bem como aos Departamentos Estaduais e Federais;

  • Montar a efetiva proposta de tombamento, anexando-a junto ao processo administrativo com razões especificadas para o tombamento;

  • Guardar e zelar dos processos de tombamento, livro de atas do Conselho. livro de Tombo e documentos afins.

Hot Park 2011

A Secretaria Municipal de Educação com o apoio do governo de nosso município, novamente, investiu em projetos que envolve premiação nas escolas, no intuito de motivar alunos e educadores no processo ensino aprendizagem.
Desta vez, foi o Projeto Meio Ambiente e Projeto Soletrando que premiou os 1ºs colocados de cada ano de escolaridade a uma viagem ao Hot Park( um dos maiores espaço ecológico que encanta a criançada e jovens através de diversão em águas termais e beleza natural, no município de Rio Quente - GO), incluindo café da manhã,almoço e lanche.
Neste contexto, os estudantes premiados juntamente com educadores envolvidos no trabalho vivenciaram momentos de prazer e satisfação neste Parque aquático privilegiado pela natureza.
Enfim, dessa forma a SME tem contribuido para o reconhecimento do bom desempenho dos profissionais da educação municipal, assim como a qualificação do ensino-aprendizagem.